Guia para as autárquicas 2017 – Candidatos à Junta de Freguesia de Abiul
Freguesia de Abiul
A menos de uma semana das eleições autárquicas, que se disputam a 1 de Outubro, a PombalTV identifica quem vai a jogo e lança o Guia com toda a informação acerca dos candidatos, dos programas políticos e das principais propostas apresentadas ao longo dos últimos meses. Em Abiul jogam quatro equipas: PSD, representado por Sandra Barros, o movimento independente Narciso Mota – Pombal Humano, liderado por Teresa Ferreira, CDS-PP, encabeçado por Pedro Gomes, e o PS apresenta Manuel Silva.

MANUEL SILVA – PS
O Partido Socialista aposta em Manuel Silva para comandar os destinos de Abiul nos próximos quatro anos, com uma candidatura “composta por pessoas simples, honestas, sérias, com um carácter constante”, e que “não mudam de camisola todos os dias”, e “empenhados na defesa de um projecto que pode tornar, Abiul melhor”.
No âmbito da prevenção estrutural ao flagelo dos incêndios florestais, o candidato pretende “facilitar aos pequenos proprietários a manutenção e reconversão da floresta autóctone, coordenando um programa de incentivo à reflorestação da freguesia com espécies como medronheiro, carvalho, sobreiro, entre outras”. A limpeza e conservação dos caminhos agrícolas é também uma preocupação, e por isso apoia a “reconstrução dos muros em pedra seca/solta contribuindo assim para a manutenção da harmonia paisagística identitária da região”.
Manuel Silva, e a sua equipa propõem também “encetar procedimentos tendentes à dignificação da profissão de calceteiro”, uma iniciativa “importante para a criação de emprego para estes profissionais, num momento em que foi apresentada a candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade”. A limpeza do acesso à fonte do Serôdio e outra das preocupações, bem como a “possibilidade de recuperação e promoção da mesma”.
Candidatos efetivos:
Manuel Rodrigues da Silva
Élia Maria da Costa António
Luís Miguel Das Neves Simões
Casimiro Mendes
Tânia Isabel Lourenço Mendonça Mendes
Ana Paula Gonçalves Ribeiro Ferreira
Gilberto Martins Rodrigues
Manuel Lopes Ferreira
Susana dos Santos da Silva
Candidatos suplentes:
Sabina da Silva Ferreira
Gilberto de Jesus Silva
Ana Maria da Silva Dos Santos Rei
PEDRO GOMES – CDS/PP
Informação não disponibilizada em tempo útil pelo partido
Candidatos efetivos:
Pedro José Pereira Gomes
Ricardo Jorge Rodrigues Ferreira
Sandra Cristina Santos Luís
Jorge Humberto Abreu De Carvalho
Artur Marques Oliveira
Dora Marina Sérgio Moreira
Vítor Jorge Rolo Cardoso
Anabela Da Silva Cordeiro
Marco Alexandre Silva Jesus
Candidatos suplentes:
Telma Susana Simões Marques Da Silva
Henrique Jorge Magalhães Menezes Falcão
Maria Alice Rodrigues Da Silva Guardado

SANDRA BARROS – PSD
Sandra Barros, atual presidente da Junta de Freguesia de Abiul, pelo CDS/PP, decidiu trocar as cores da camisola, e desta feita aposta no apoio do PSD para liderar novamente o rumo de Abiul. Tendo também um percurso profissional ligado às autarquias locais, a autarca revelou-se “ser uma pessoa com capacidade de trabalho, de envolvimento da comunidade e com projetos para a freguesia”, anuncia o partido laranja em comunicado.
Para voltar a liderar o destino de Abiul por mais quatro anos, Sandra Barros, propõe-se a “promover a recuperação dos Moinhos das Corujeiras” e a embelezar a zona envolvente, espera “instalar o espaço do cidadão na sede da Junta”, e a “criar caminhos pedestres e trilhos de BTT”. A autarca de 36 anos, e a sua equipa apresentam um programa eleitoral que quer “apoiar activamente todas as crianças e jovens da freguesia em idade escolar”, assim como “incentivar a criação de uma creche”, ou “criar incentivos à natalidade”. A nível dos apoios sociais, a candidata social-democrata pretende dar “continuidade à dinamização do programa AMPARHA”, e a “estabelecer protocolos e parcerias com instituições para apoiar os mais carenciados”.
Candidatos efetivos:
Sandra Cristina Costa Barros
Miguel Ribeiro Martins
Pedro Nuno Ferreira Barros
Isabelle Mendes Ferreira Soares Albergaria
Rogério Manuel Ferreira Martins
Samuel Dinis Silva Simões
Telma Andrea Martins Da Silva Gomes
Victor Manuel Marques Barros
Hélder Manuel Ferreira Mendes
Candidatos suplentes:
Patrícia Marlene Rodrigues Terceiro
Celso Ricardo Ferreira Nunes
Diogo Rafael Ferreira Nunes
Isabel Maria dos Santos Rodrigues
Vítor Manuel Martins
Fábio André Nunes Roxo
Mónica Dora de Jesus Bonifácio
Sérgio Nuno Gonçalves Freire
Lino Miguel Marques de Barros
Élia Maria Ferreira Mendes
Júlio Luís Lopes
Leonel Da Silva Marques
Paula Cristina Da Silva Simões
Luís Filipe Marques Gaspar
José Luís Das Neves Mendes
Natália Cristina Gomes Fernandes
Fábio Miguel Gonçalves Da Silva
Carlos Manuel Lopes Simões

TERESA FERREIRA – NMPH
A socióloga Teresa Ferreira lidera a lista à Freguesia de Abiul, pelo movimento independente de cidadãos, NARCISO MOTA - POMBAL HUMANO|NMPH.
Natural e residente nos Ramalhais, Teresa Ferreira desempenha actualmente funções de gestão numa empresa familiar. A candidata “esteve ligada a vários movimentos cívicos e associativos, procurando através da sua participação, contribuir para a dinâmica da sua comunidade”.
Com esta candidatura, o movimento independente pretende levar até à freguesia de Abiul uma “melhoria substancial das condições de vida das populações dos diferentes lugares”, para isso propõem a “recuperação e manutenção dos fontanários locais e a construção de parques de merendas onde justifique”, assim como a “criação de unidades móveis para ir ao encontro das populações mais distantes e com dificuldades de mobilidade de modo a lhes proporcionar os serviços mínimos e identificação das suas carências”. No programa eleitoral são também demonstradas as preocupações com o desenvolvimento e potenciação do turismo, onde se pretende a criação de “uma praia fluvial”, ou o “apoio ao desporto com a criação de um ginásio das instalações anexas à praça de touros”, ou a “reactivação da ADRCR, com a criação de um campo sintético”.
Candidatos efetivos:
Teresa Sofia Rodrigues Ferreira
Luís Filipe de Jesus
Otília Maria Gonçalves Gomes
Ivan José Gonçalves Mendes
Armindo Vaz Feijão
Dora Alexandra Silva Martins
Paulo António Gomes Marques
Tânia Milene Carvalho Freire
Sérgio Manuel Martins Feijão
Candidatos Suplentes:
Arménio Manuel Marques Carvalho
Elisabete Marques Carvalho Mendes
Natércia Maria Da Silva Rodrigues
Publicidade
Relacionadas
Informação útil
18º
18º
16º
20º17º
17º17º
18º17º
18º16º































