Leslie: Governo aprova apoio para Pombal

Por: Marta Botas
18-10-2019


O Governo aprovou um apoio de 1,4 milhões de euros a 24 municípios afetados pela passagem da tempestade Leslie, em outubro de 2018. O concelho de Pombal é um dos 24 municípios beneficiários.

Segundo a agência Lusa, para o total de 8.339.618,64 euros de investimento elegível, o Governo emitiu um despacho em que autoriza o pagamento no âmbito da comparticipação “até ao valor disponível da dotação orçamental do FEM no montante de 1.421.984,63 euros, após a publicitação dos contratos no Portal Autárquico”, autorizando a celebração de contratos de apoio financeiro com os municípios, no âmbito do Fundo de Emergência Municipal (FEM).

É ainda referido que as comparticipações da administração central do Estado relativas a estes contratos vão ser “reforçadas em 2020, no âmbito das dotações legalmente disponíveis no FEM do orçamento para esse ano”, embora o executivo não avance verbas.

Integram a lista dos concelhos beneficiários: Figueira da Foz, Marinha Grande, Montemor-o-Velho, Armamar, Alcobaça, Anadia, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Leiria, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Mortágua, Penela, Pombal, Sever do Vouga, Soure, Tondela, Vagos, Vila Nova de Poiares e Vouzela.

Serão beneficiados projetos de reposição de equipamentos e infraestruturas municipais, limpeza e desobstrução de vias, intervenções de segurança rodoviária e recuperação das coberturas dos edifícios de habitação social, entre outos.

A notícia foi hoje avançada pelo jornal Terras de Sicó, que escreveu que “a tempestade Leslie, que atingiu grande parte da região Centro na noite de 13 para 14 de Outubro de 2018, provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e prejuízos de cerca de 120 milhões de euros”.

Publicidade
Últimas