Alunos de Pombal vão ter educação para a felicidade

Por: Marta Botas
10-09-2019


Os alunos do primeiro ciclo do ensino básico da freguesia de Pombal vão ter uma nova atividade de enriquecimento curricular durante o ano de 2019/2010.

“Educação para a felicidade” é a iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Pombal, que visa o bem-estar, a felicidade e o reforço das competências das crianças, ajudando-as a desenvolver o autoconhecimento, a gerir as emoções e a interagir com os outros.

A iniciativa surge após a evolução positiva da disciplina de desenvolvimento pessoal promovida no ano letivo anterior.

O novo projeto será trabalhado numa metodologia assente em valores humanos essenciais (amor, amizade, liberdade, respeito, criatividade e paz, entre outros) e vai permitir às crianças a construção de projetos pessoais e/ou em grupo baseados nesses valores.

Segundo a nota remetida à PombalTV, “com esta iniciativa, a Junta de Freguesia de Pombal pretende continuar a desenvolver uma nova geração de boas práticas autárquicas vocacionadas para a promoção do bem-estar e felicidade das pessoas”.

A ideia surge no seguimento do Relatório da OCDE “Skills Strategy Diagnostic Report Portugal 2015”, que recomenda que o ensino em Portugal foque mais o desenvolvimento de competências emocionais que contribuam para a redução do abandono escolar; e do Relatório Mundial da Felicidade das Nações Unidas, que sugere a criação de uma disciplina sobre felicidade nos sistemas de ensino.

O projeto será desenvolvido em sintonia e complementaridade com as dimensões curriculares definidas pelo Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho e alinhada com os princípios, valores e áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho.

Publicidade
Últimas