Brincar de rua abre inscrições para o ano lectivo 2019/2020

Por: Marta Botas
04-09-2019


O Brincar de Rua procura crianças da cidade de Pombal que queiram começar a brincar na rua e em segurança.

Concluída a fase de recrutamento dos dez “Guardiões” que vão monitorizar e garantir a segurança das crianças, estão agora abertas as inscrições para os Grupos Comunitários do Brincar na Cidade, para o ano lectivo 2019/2020.

Destinado a crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 12 anos de idade, o projeto visa estimular as brincadeiras na rua em detrimento das brincadeiras digitais.  

Durante duas horas, as crianças juntam-se na rua onde vivem para brincar sem imposição de um plano de atividades ou imposições de um adulto. São livres para correr, saltar, construir casas para borboletas, transformar cartões em castelos ou foguetões, desenhar percursos com giz no chão ou simplesmente usufruir dos benefícios da natureza.

Em Pombal, as crianças podem ser inscritas em 3 Grupos Comunitários cujas atividades deverão decorrer aos sábados, das 10h00 às 12h00, no Jardim da Várzea e noutro local ainda por determinar; e aos sábados à tarde em horário e local a definir.

O projeto, co-financiado pelo POI SE, Portugal Inovação Social e UEFA Foundation for Children surge em resposta ao panorama atual em que cada uma em três crianças em Portugal tem excesso de peso,  passam uma média de 2,5 a 4 horas por dia em frente a ecrãs e 70% das crianças passa menos de uma hora por dia ao ar livre.

Brincar de rua garante que os “guardiões” (voluntários) passaram por um processo de recrutamento e formação exigente, que a área onde as crianças vão brincar é rigorosamente avaliada pela equipa do Brincar de Rua em parceria com o Município de Pombal, que cada criança será abrangida por um seguro de acidentes pessoal e que os grupos serão constantemente vigiados por agentes da PSP local.

Toda a informação relativa às inscrições e valores estão disponíveis aqui

Publicidade
Últimas