Agricultores de Pombal querem travar javalis

Por: Rita Ribeiro
24-06-2019


Um grupo de agricultores da região de Pombal esteve esta segunda-feira, 17 de junho, reunida com o presidente da Câmara para solicitar a sua intervenção junto do Governo de forma a pôr fim aos ataques dos javalis nas culturas.

O presidente da União de Agricultores do Distrito de Leiria (UADL), António Ferraria, explica que os agricultores do concelho entregaram uma carta a Diogo Mateus, presidente do Município de Pombal, onde enumeram as perdas que têm sofrido provocadas pela destruição de culturas por javalis. "Esta é uma situação insustentável para os agricultores. Semeamos as culturas e depois são destruídas pelos javalis, que passaram a estar mais próximo das populações, depois das queimadas na floresta", acrescentou o responsável.

Segundo o presidente da UADL, Diogo Mateus demonstrou "solidariedade" e referiu que "já tinha efetuado algumas 'démarches' junto do Governo", e que, agora, "vai reforçar" a sua intervenção, sendo que o objetivo dos agricultores é de que o Governo "autorize a associação de caçadores a abater os javalis" e que apoie financeiramente os agricultores pelos prejuízos causados com a perda das culturas da agricultura familiar, local e regional.

Publicidade
Últimas