Osso da Baleia: Obras de requalificação projetadas para depois do Verão

Por: Rita Ribeiro
24-06-2019


A Praia do Osso da Baleia voltou a receber uma cerimónia muito especial: o hastear das bandeiras Azul e de Praia Acessível. O evento realizou-se esta terça-feira, e contou com a presença de Nelson Silva, representante da Agência Portuguesa do Ambiente, que aproveitou a ocasião para adiantar que as obras de requalificação daquela praia vão avançar no final desta época balnear e devem estar concluídas antes da abertura do período de veraneio de 2020.

“O projeto de apoio da praia do Osso da Baleia está aprovado”, no entanto “não pode ser construído durante a época balnear”, esclarece o responde, enquanto adianta que “as obras deverão iniciar no Outono para estarem concluídas na próxima época balnear”, revelou Nelson Silva, sendo que estas obras de requalificação vão permitir “ampliar as condições de acolhimento deste apoio de praia simples”, tornando-o num “apoio de praia completo” com “uma estrutura maior, superior a 200 metros quadrados, que irá permitir a confeção de refeições e a agregação das condições turísticas deste espaço”, de forma a poder “trabalhar não só na época balnear, mas ao longo de todo o ano”, realça Diogo Mateus, presidente da Câmara de Pombal. Outra das áreas de intervenção prende-se com a reabilitação profunda da zona do parque de estacionamento, assim como do parque de merendas. O autarca revela que todo “o investimento na praia Osso da Baleia rondará os 700.000 euros”.

Apesar das novidades para a praia do Osso da Baleia, durante a cerimónia, foi ainda revelado que a autarquia pombalense vai avançar com a intervenção na praia do Urso, localizada a cerca de 3,5 km a sul, na União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca. Segundo o responsável da Agência Portuguesa do Ambiente, aquela é “uma praia natural que não está infraestruturada, mas provavelmente vai avançar com intervenções”.

Para aquela estância balnear está previsto um “investimento muito próximos dos 300.000 euros”, adianta Diogo Mateus, e explica que esse valor inclui o alargamento da via de acesso à nova praia e alguns equipamentos para dotar o espaço de melhores condições. Desta forma, a maior parte desse valor vai ser aplicado no “alargamento da via rodoviária desde a Estrada Atlântica à praia do Urso”, e vai ainda comportar a instalação de “um passadiço em madeira tratada que leva as pessoas até à praia”, remata o edil.

Publicidade
Últimas