Pombal celebra 28 anos de Elevação a Cidade com cinco dias de atividades

Por: Rita Ribeiro
19-06-2019


Com o objetivo de celebrar 28 anos da Elevação de Pombal a Cidade, a autarquia e a junta de freguesia pombalense promovem, entre 19 e 23 de junho, um leque de atividades onde a programação se centra “na promoção da reflexão e discussão do novo Plano Estratégico da Cidade de Pombal”, revela a edilidade.

De acordo com a mesma fonte, “ao todo são oito iniciativas com momentos destinados à música, ao desporto, a manifestações de cariz popular”, sendo que o destaque vai para a realização, a 21 de junho, da Conferência “Pombal – Estratégia e Futuro”, que irá reunir no Teatro-Cine de Pombal nomes como “Eduardo Marçal Grilo, Ex-Ministro da Educação, Isabel Damasceno, Vogal Executiva do Centro 2020, Cláudio de Jesus, Presidente da Águas de Portugal Internacional, S.A., Henrique Martins, Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, e Paulo Lameiro Coordenador da Candidatura Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027”, adianta.

Para Diogo Mateus, presidente da Câmara Municipal de Pombal, “esta é uma ocasião para pensarmos a cidade e para termos um momento de reflexão que possa lançar o novo Plano Estratégico da Cidade de Pombal, passados mais de 20 anos da aprovação do primeiro plano”. O autarca admite que “avaliando o trabalho que foi desenvolvido nos últimos 20 anos, percebe-se não só da necessidade de atualizar o nosso plano estratégico, como se pode assumir que o conjunto das propostas que existiam naquele plano se encontram praticamente cumpridas”.

Opinião corroborada pelo presidente da Junta de Freguesia de Pombal, que destaca a importância da participação da população e das instituições na discussão que se pretende promover em torno da elaboração do novo Plano Estratégico da Cidade de Pombal. Para Pedro Pimpão,“é importante desafiamos as pessoas a participar, a vir assistir e a partilhar os seus contributos nas várias áreas que consideramos prioritárias para o desenvolvimento da nossa cidade”, e lança o desafio para “começar a definir-se aquilo que há-de ser a evolução da cidade de Pombal nos próximos anos, num contexto em que o país se prepara para o novo quadro comunitário, e em que os desafios são completamente diferentes dos que eram há 20 anos”.

As Comemorações dos 28 Anos da Elevação de Pombal a Cidade arrancam hoje, 19 de junho, e estendem-se por cinco dias, até 23 de junho. As celebrações iniciam-se com a realização da final do concurso “Crianças ao Palco”, no Jardim do Cardal, agendada para as 21h00. O evento, que vai já na 9.ª edição, é promovido pela Junta de Pombal.

No dia seguinte, a partir das 19h00, o Estádio Municipal recebe a 1.ª edição do Meeting Marquês de Pombal em Atletismo, competição que conta com duas dezenas de provas destinadas aos escalões de juvenis, juniores e seniores. No mesmo dia, às 21h00, o Largo do Cardal é palco da “Pombal Jam Session”, que pretende juntar artistas locais numa sessão de improvido e de mostra dos talentos locais.

No dia 21, das 09H00 às 18H00, decorre a Conferência “Pombal – Estratégia e Futuro”, e a 22 de junho, o Clube de Cicloturismo de Pombal organiza a Volta a Pombal em Bicicleta “Pombal a Pedalar”, com inicio às 9h00. A partir das 16h00, o Bairro Agorreta recebe mais um Arraial Popular de São João, o evento que conta com a colaboração dos Amigos do Bairro Agorreta.

Para finalizar as comemorações, a 23 de junho faz-se a entrega de troféus do 1.º Torneio Infantil Internacional PombalCup, no Estádio Municipal.

Publicidade
Últimas