Obras de requalificação urbana da Várzea tiveram início esta segunda-feira

Por: Marta Botas
04-02-2021


Tiveram início esta segunda-feira, dia 1 de fevereiro, as obras de Requalificação Urbana da Várzea, que nesta primeira fase vão gerar condicionalismos à circulação automóvel na Rua da Cancela do Cais, na Travessa da Cancela do Cais, na Rua Prof. Alberto Martins de Oliveira e na Rua 31 de Janeiro, pelo que a Câmara Municipal de Pombal sugere a utilização da Urbanização das Cegonhas como local de estacionamento alternativo.

O projeto integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) para a Cidade de Pombal, aprovado em 2018, e pretende valorizar o espaço público e a mobilidade numa zona estruturante da cidade, que se encontra desqualificada e inserida num setor caraterizado por rede viária principal de acesso ao centro da cidade e à estação de caminhos de ferro.

A empreitada está a cargo da empresa Delfim de Jesus Martins & Irmão, Lda., sediada no concelho de Pombal, tem um prazo de execução de 540 dias, e irá abranger uma área total de 22.430m2. Contempla vários arruamentos, designadamente a Rua Dr. Carlos Alberto Mota Pinto, a Rua 31 de Janeiro, a Rua Marechal António de Spínola, a Rua Alexandre Herculano, a Travessa 31 de Janeiro, a Rua Prof. Alberto Martins de Oliveira, a Rua e a Travessa Cancela do Cais. Serão ainda reabilitados o Jardim da Várzea e o Largo Salgueiro Maia, na zona da Estação.

“A intervenção irá incidir, de forma geral, na criação de uma nova rede de drenagem de águas pluviais e águas residuais, rede de abastecimento público de água, infraestruturas elétricas e telecomunicações, execução de passeios e repavimentação de todos os arruamentos”, especifica o Município de Pombal numa nota enviada à PombalTV.

Segundo a autarquia, o investimento nestas obras ronda os 1,8 milhões de euros e é financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020).

Publicidade
Últimas