Pombal renova Bandeira ECOXXI

Por: Marta Botas
18-12-2020


O Município de Pombal renovou na passada quarta-feira, dia 16 de dezembro, o diploma ECOXXI da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), com uma pontuação de 86,7 por cento, e passou a integrar a lista dos concelhos a nível nacional que obtiveram pontuação igual ou superior a 80 por cento, da qual constam Águeda, Braga, Funchal, Leiria, Loures, Lousã, Maia e Torres Vedras.

Durante a apresentação  do “Galardão Bandeira Verde EcoXXI 2020”, que decorreu online, foi divulgado que estes municípios atingiram uma pontuação igual ou superior a 80 por cento num conjunto de 21 indicadores que permitem “aferir o comportamento de cada município no caminho da sustentabilidade”.

De um total de 62 municípios candidatos, 56 conquistaram a Bandeira Verde EcoXXI com um índice igual ou superior a 50 por cento, enquanto os restantes seis não chegaram a atingir os requisitos mínimos para alcançar a distinção.

“Cinquenta e seis municípios conquistaram a bandeira, o que atesta os bons resultados alcançados e a capacidade para se tornarem mais sustentáveis”, afirmou José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul (ABAE), promotora do programa EcoXXI.

O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, que foi implementado pela ABAE em Portugal, em 2005. Dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios, visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade municipais, através da avaliação de 21 indicadores e 71 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

Publicidade
Últimas