Covid-19: Número de casos contabilizados pelo município de pombal diferem dos números apresentados pelo governo

Por: Marta Botas
27-11-2020


O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, afirmou na reunião do executivo desta sexta-feira que existe uma discrepância de “dezenas e até centenas” de casos de Covid-19 existentes no concelho de Pombal entre os números considerados pelo Governo e os números de que a autarquia tem conhecimento.

Diogo Mateus referiu mesmo que é possível que “parte destes números ativos que aqui estamos a registar agora e já registámos ontem possam resultar da importação de dados do SINAVE e não necessariamente casos novos que efetivamente existam”.

Adiantando que durante a tarde iria reunir com o Dr. João Pedro Pimentel, Diretor Regional da Saúde Pública do Centro de Portugal, e com a Dra. Odete Mendes, responsável pela Unidade de Saúde Pública do Pinhal Litoral, para apreciação da discrepância existente entre os números, o autarca destacou que a situação “se assinalou quando no passado fim-de-semana se constatou que os dados que foram presentes ao Conselho de Ministros não eram exatamente iguais àqueles que nós tínhamos vindo a conhecer até à véspera”.

Salientando que o Município esteve a “acompanhar e a trabalhar os dados da saúde pública do Pinhal Litoral que não coincidiram” com os do Governo, Diogo Mateus revelou ainda que já falou sobre este assunto com o secretário de Estado João Paulo Rebelo, responsável do Governo para a Covid-19 na região Centro, com a chefe de gabinete da ministra da Saúde, com o gabinete do secretário de Estado e com a presidente da Administração Regional de Saúde do Centro.

“Nesta data, fazendo a conversão com os casos que tivemos nos últimos 14 dias, teríamos 563 casos por 100 mil habitantes, para uma população de 51.461”, acrescentou o Presidente da Câmara.

Publicidade
Últimas