Pombal não será abrangido pela medida do confinamento parcial

Por: Marta Botas
02-11-2020


Pombal não consta da lista dos 121 concelhos aos quais será aplicada a medida de confinamento parcial para contenção da pandemia de Covid-19 a partir da próxima quarta-feira, 4 de novembro.

O primeiro-ministro anunciou no passado sábado o confinamento parcial nos concelhos que contaram mais de 240 casos ativos por 100 mil habitantes ao longo dos últimos 14 dias. Adiantando que a lista poderá ser alterada a qualquer momento, consoante a situação epidemiológica, António Costa salientou que ainda falará com Marcelo Rebelo de Sousa sobre a eventualidade de novo estado de emergência.

“Se fizermos tudo bem hoje, não teremos de fazer nada mais tarde para ter um Natal tranquilo”, frisou António Costa.

O concelho de Pombal registou ontem a 14ª morte provocada por Covid-19, de um homem de 90 anos, residente na freguesia da Redinha, que estava internado desde o dia 27 de Outubro. Registava ontem um novo infetado, quatro recuperações e 17 casos ativos. No distrito de Leiria, para já, só o concelho da Batalha entrará em confinamento parcial.

As Medidas de confinamento parcial, que já foram aplicadas a Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira, serão agora alargadas a mais 121 concelhos e vão afetar 7,1 milhões de portugueses.

As regras a cumprir passam pela reposição do dever cívico de recolhimento domiciliário; pelo desfasamento obrigatório dos horários de trabalho; pelo encerramento de todos os estabelecimentos comerciais a partir das 22 horas; pela limitação da lotação das mesas dos restaurantes a seis pessoas e do horário; pela limitação de eventos e celebrações a 5 pessoas; pelo teletrabalho obrigatório salvo oposição fundamentada do trabalhador; e pela proibição de fazer feiras e mercados de levante.

Publicidade
Últimas