Cemitérios do concelho de Pombal abrem no fim-de-semana sujeitos ao cumprimento de regras sanitárias

Por: Marta Botas
30-10-2020


Por reconhecer que se trata de uma data em que tradicionalmente as pessoas prestam homenagem aos seus familiares sepultados, o Município de Pombal decidiu manter os cemitérios do concelho abertos nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, mas recorda à população que as normas de segurança emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) também são para cumprir nestes espaços.

Será obrigatório o uso de máscara, a higienização das mãos e a manutenção do distanciamento social, entre outras regras que em caso de incumprimento podem levar ao encerramento dos cemitérios.

“Ao Município reserva-se o direito de encerrar as entradas temporariamente, caso se verifique a existência de aglomerados ou caso o distanciamento de segurança não esteja garantido e até sair um número suficiente de pessoas que permitam a reabertura do espaço”, sublinha o Município de Pombal numa nota enviada à PombalTV.

Segundo a autarquia, o tempo máximo de permanência permitido no interior do Cemitério Municipal de Pombal será de 30 minutos e que não poderão permanecer mais de duas pessoas junto de cada sepultura. Na zona antiga do cemitério não poderão permanecer mais de 400 pessoas em simultâneo enquanto na zona antiga o limite será de 150 pessoas. As entradas e saídas serão distintas e estarão devidamente identificadas. Serão disponibilizados dispensadores de álcool gel para higienização obrigatória das mãos e sabão junto aos pontos de água.

Nestes dias, o acesso ao parque de estacionamento do Cemitério Municipal de Pombal estará condicionado a pessoas com mobilidade reduzida, podendo o sentido do trânsito na envolvente dos cemitérios vir a ser alterado caso se justifique.

Caso se venham a realizar funerais por estes dias, o Cemitério Municipal de Pombal encerrará ao público cerca de uma hora antes da cerimónia, e pelo período necessário para garantir a inexistência de aglomerados e o controlo das distâncias de segurança.

Nos cemitérios de Carvalhais, Aldeia dos Redondos, Ranha de Baixo, Alto dos Crespos, Travasso, Casal Velho e Covão dos Mendes, o acesso não será alterado mas a lotação máxima permitida no interior de cada cemitério será de 50 pessoas em simultâneo.

Recordando a realidade da pandemia de Covid-19 que se vive, a autarquia apela aos cidadãos que “tenham consciência para a necessidade de reduzir o impacto de transmissão e propagação do vírus” e desaconselha a deslocação de idosos, grávidas e doentes crónicos ou com imunodepressão aos cemitérios nestes dias de maior afluência.

Publicidade
Últimas