Tempestade Leslie: Dois anos depois Governo aprova apoios para Município afetados

Por: Marta Botas
12-10-2020


O Governo autorizou, no passado dia 9 de outubro, a celebração de adendas aos contratos de apoio financeiro aos municípios afetados pela tempestade Leslie, em 2018, cerca de uma semana após ter sido relembrado na Assembleia Municipal de Pombal que as Associações do concelho ainda não receberam os apoios prometidos pelo Governo.

O alerta foi dado pelo Presidente da Junta de Freguesia do Louriçal, que referiu que os danos provocados pela tempestade Leslie nos telhados de algumas Associações do concelho ainda não foram reparados. “Não há qualquer notícia acerca do apoio”, salientou José Manuel Marques.

“Voltamos a cair na realidade do nosso país”, respondeu Diogo Mateus, referindo-se a “muitas promessas e pouca ação”.

Lembrando que no concelho de Pombal foram apresentadas 11 candidaturas aos referidos apoios, o Presidente da Câmara Municipal de Pombal frisou que “de 278.181 euros ainda não veio um tostão”. Para Diogo Mateus “as expetativas que são criadas são absolutamente defraudadas e este é o sistema que temos tido. Muita promessa e pouca ação”.

Quanto à celebração de adendas aos contratos de apoio financeiro aos municípios afetados pela tempestade Leslie em 2018, através da transferência de 3,6 milhões de euros para ressarcir as autarquias relativamente aos investimentos já feitos nos equipamentos municipais afetados pela tempestade, o despacho publicado em Diário da República refere uma transferência de 1,4 milhões de euros realizada o ano passado e autoriza o pagamento de cerca de 3,6 milhões de euros aos municípios afetados pela tempestade Leslie, fechando assim o valor da comparticipação do Estado pelos danos em infraestruturas de autarquias.

Segundo a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, até ao início de Novembro deverão estar reunidas as condições para serem assinados os protocolos com os municípios.

“Precisávamos da publicação deste despacho para operacionalizar a assinatura dos protocolos. Agora vai ser muito rápido e vamos fazer chegar, finalmente, esta verba aos municípios”, disse a ministra em declarações à agência Lusa.

Segundo comunicado emitido pelo Município de Pombal por ocasião da passagem da tempestade Leslie, os danos nas infraestruturas públicas do município de Pombal foram superiores a 380 mil euros, “com prejuízos em viaturas, sinalética, infraestruturas de saneamento básico e drenagem pluvial, mobiliário urbano e em vários edifícios municipais”.

A tempestade Leslie atingiu grande parte da região Centro na noite de 13 para 14 de Outubro de 2018, sob a forma de uma depressão pós-tropical. Provocou 27 feridos ligeiros, 61 desalojados e prejuízos na ordem dos 120 milhões de euros. A proteção Civil registou 1890 ocorrências, entre inundações e quedas de árvores e de estruturas.

Publicidade
Últimas