Rede ‘Pombus’ será reforçada em Setembro com três linhas e cinco autocarros

Por: Marta Botas
06-08-2020


A rede de transportes públicos urbanos “Pombus” vai ser reforçada com três linhas e cinco autocarros, que vão permitir o alargamento do transporte público a toda a freguesia, abrangendo 220 paragens. A implementação dos novos circuitos está prevista para o próximo mês de setembro, coincidindo com a abertura do novo ano letivo. O Município de Pombal prevê o transporte anual de mais de 250 mil passageiros através da rede ‘Pombus’. 

Segundo a autarquia, as novas rotas resultam de um esforço que envolveu a equipa técnica da BigAdvance e o seu coordenador principal, o Professor Dr. Eng. Nuno Biga; os serviços de mobilidade do município de Pombal, particularmente o Chefe de Divisão de Gestão e Conservação de Edifícios e Equipamentos Municipais; os motoristas de transportes de passageiros; o Pelouro de Transportes Urbanos, a cargo do Vereador Pedro Martins; e a Junta de Freguesia de Pombal.

“Todos trabalharam para assegurar como prometido a cobertura integral da Freguesia de Pombal e a disponibilização de uma rede moderna, fiável, de proximidade e totalmente adequada às necessidades dos cidadãos e dos territórios da freguesia onde o serviço inexistia ou era manifestamente insuficiente e funcionava de modo temporário e com frequência apenas adequada aos transportes escolares”, considera o Presidente da Câmara Municipal, Diogo Alves Mateus, numa nota enviada à PombalTV.

Diogo Mateus entende que a rede ‘Pombus’ “servirá não apenas alunos, mas cidadãos mais isolados, territórios mais desprotegidos, zonas menos povoadas” e garantirá “mobilidade, acesso, serviços e igualdade para uma maior expressão dos nossos cidadãos".

Para assegurar o funcionamento da rede, o Município de Pombal adquiriu cinco novos autocarros e contratou novos motoristas. O alargamento do trajeto da rede de transportes urbanos levou à ampliação do número de paragens, de 142 para 220. Com o alargamento da rede, os autocarros vão passar a percorrer mais de 368 quilómetros por dia para passar a servir a Aldeia dos Redondos, o Pinheirinho, Alto dos Crespos, Roussa, Valdeira, Vicentes, Cumieira, Pousios, Outeiro Galegas, Ranha de Baixo e as Águas Férreas, entre outros lugares.

Publicidade
Últimas