Alzheimer Portugal pretende instalar “Café Memória” em Pombal

Por: Marta Botas
17-07-2020


A delegação Centro da Alzheimer Portugal pretende instalar um “Café Memória” na cidade de Pombal, para proporcionar a partilha de experiências, apoio emocional e informação a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores.

Para o efeito, o Município de Pombal aprovou na última reunião do Executivo um protocolo que visa a cedência da Biblioteca Municipal, a título gratuito, para realização das sessões, viabilizando assim a iniciativa, que também envolve a empresa Sierra Portugal, SA., e a Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal (APEPI).

Os Cafés Memória são locais de encontro destinados a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo. Têm um ambiente acolhedor, reservado e seguro, que facilita a interação. Além do apoio emocional, e da informação atual e útil, os “Café Memória” também promovem atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social. Caracterizados pelo contexto informal e pelo ambiente protegido do estigma social, procuram contribuir para a melhoria da qualidade de vida de quem os frequenta e para a redução do isolamento.

A Vereadora do Desenvolvimento Social, Ana Maria Cabral, citada numa nota de imprensa, reconhece a “relevância social do projeto Café Memória” e a “cada vez mais importante e necessária obtenção de respostas para um problema social e de saúde pública cada vez mais relevante em Portugal, como é o caso da demência”.

Segundo a autarquia, “sensibilizar a comunidade para a problemática das demências e envolvê-la na prossecução dos seus objetivos, nomeadamente, através da prática de voluntariado” será uma das vantagems da instalação de um “Café Memória” na cidade de Pombal.

Publicidade
Últimas