Município de Pombal mantém estratégia para a potenciação do sucesso escolar

Por: Marta Botas
09-07-2020


O Município de Pombal acaba de divulgar o relatório sobre o projeto-piloto “Pombal 2020. Geração de Sucesso” e de anunciar que a estratégia para a potenciação do sucesso escolar é para manter, face à evolução favorável verificada desde o ano letivo 2014/15.

Numa nota enviada à PombalTV a autarquia salienta que “capacitar para o sucesso, sem menosprezar nenhuma das suas vertentes, e criar condições para que este possa ser verdadeiramente alcançável por todos” é o compromisso e o desejo para o futuro da Câmara Municipal de Pombal.

Na prática, o projeto resulta de uma parceria entre o município e a Associação Empresários para a Inclusão (EPIS) e visa monitorizar e melhorar as práticas educativas ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico. A parceria teve início no ano letivo 2014/15, com a aplicação de um instrumento de rastreio, que cumpriu quatro anos de intervenção no ano letivo 2018/19 em regime de projeto-piloto.

O Município de Pombal salienta que “ao longo do quadriénio a adesão da comunidade escolar registou uma evolução favorável à medida que melhor conheceu e contactou com o projeto “Pombal 2020: Geração de Sucesso” e que “a segunda geração de rastreio, realizada em 2015/16 registou uma taxa de adesão de 83%”, o que levou à inclusão dessa amostra populacional num estudo científico no âmbito da Psicologia da Educação, publicado em Portugal em 2019.

“A progressiva melhoria das taxas de aprovação verificadas no concelho, mesmo que de um dígito, mercê da elevada performance já existente no concelho de Pombal ao nível do 1º CEB, demonstra que a metodologia e os instrumentos desenhados têm um conjunto de potencialidades que devem continuar a ser operacionalizadas e melhoradas”, refere o Professor Paulo Nuno Nossa, da Universidade de Coimbra e membro do Conselho Consultivo da EPIS, citado na nota. O professor destaca que “a metodologia EPIS foi adotada em sede da intervenção iniciada em 2017/18 com a implementação da atividade ‘Sim (também) sou capaz’, no contexto do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria” e que “a experiência permitiu ainda que a intervenção da equipa multidisciplinar se estendesse ao 2o Ciclo, em 2018/19”.

O Presidente da Câmara Municipal de Pombal garante que “o acompanhamento personalizado de alunos em risco de combate ao insucesso e de abandono escolar, e das suas famílias, continuará a ser um dos focos principais da nossa atuação, alargando-se o âmbito de intervenção a outros níveis de ensino e a outras abordagens complementares, em contexto escolar e fora do contexto escolar, visando promover competências pessoais e sociais, para uma intervenção diferenciadora e cada vez mais especializada”.

“Para o futuro, define-se um compromisso e formula-se um desejo: capacitar para o sucesso, sem menosprezar nenhuma das suas vertentes, e criar condições para que este possa ser verdadeiramente alcançável por todos”, salienta Diogo Mateus.

Além de contribuir para a melhoria da performance académica dos alunos e de um envolvimento mais efetivo das famílias no processo educativo, o projeto também tem agilizado a articulação com a rede social, a aquisição e o reforço de parcerias e o estabelecimento de canais privilegiados de comunicação.

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