Alunos do agrupamento de Escolas de Pombal debateram “Reduz a Distância – Come Localmente”

Por: Marta Botas
09-06-2020


Na semana de 11 a 15 de maio, os alunos das turmas B, D, E, F, G, H e I do 8.º ano do agrupamento de Escolas de Pombal, realizaram um debate online sobre o tema “Reduz a Distância – Come Localmente”.

A iniciativa decorreu no âmbito da disciplina de matemática e do DAC – Projeto de Sustentabilidade Global e, segundo o agrupamento de Escolas de Pombal, permitiu aos alunos concluir que “muitos dos produtos que consumimos podiam ser produzidos em Portugal, beneficiando os produtores locais e a economia do país e que deveríamos apoiar o comércio justo”

Segundo o agrupamento de Escolas de Pombal os alunos refletiram e discutiram se é possível reduzir a distância de transporte de bens alimentares e de que forma; que bens alimentares estrangeiros gostamos de consumir, quem os produz e onde; se seria possível deixar de importar os bens alimentares que importamos e que impacto essa mudança teria para os produtores.

“Os alunos escolheram alguns alimentos que costumam consumir e descobriram a viagem que o produto fez e o impacto que teve em produção de CO2. Concluíram que consumimos muitos produtos que viajam milhares de quilómetros até chegarem às nossas mesas e que as ‘viagens’ dos alimentos têm consequências negativas na nossa alimentação e no ambiente. Concluíram que podemos contribuir para evitar que as viagens dos alimentos coloquem em risco a nossa saúde e poluam o ambiente”. Como? Se comprarmos localmente ou recorrermos à produção familiar”, refere um comunicado do agrupamento de Escolas de Pombal, assinado pelas professoras Ana Francisco, Carla Dionísio, Lígia Matos, Rosária Cardoso e Sandra Leite.

Após o debate, os alunos elaboraram cartazes com o objetivo de sensibilizar para o impacto das escolhas alimentares no ambiente.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

17º
33º 18º

Seg.

35º18º

Ter.

31º18º

Qua.

36º20º

Qui.

39º22º

Publicidade
Últimas