Praia do Osso da Baleia volta a hastear bandeira azul

Por: Marta Botas
22-05-2020


A Praia do Osso da Baleia hasteará a Bandeira Azul em 2020, pelo 17º ano consecutivo.

As distinções deste ano foram apresentadas no dia 19 de maio pela coordenação Nacional do Programa Bandeira Azul, numa conferência de  imprensa que decorreu no Aquário Vasco da Gama.

Para se adaptar às novas condições associadas ao contexto de pandemia do Covid-19, a Associação Bandeira Azul Europa (EBAE) alterou o tema anteriormente previsto para “De volta ao mar, com a atitude de mudar”.

“Este ano, considerando o contexto em que vivemos, não podemos ir à praia da mesma forma”, refere a ABAE numa publicação oficial, em que sublinha que “a beira-mar continua a ser, indiscutivelmente, um lugar de bem-estar, mas, agora implica restrições, distâncias de segurança e aumentar as medidas de proteção individual”.

Sugere a ABAE que terá de “mudar a forma como nos relacionamos com o Mar e com os outros; mudar a forma como usufruímos da praia; mudar a forma como nos comportamos social e ambientalmente”.

“Torna-se imprescindível adequar o nosso comportamento às novas regras, para que, o mais brevemente possível, possamos usufruir do Mar e da Natureza sem medos e sem restrições”, reforça.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias, portos de recreio e marinas candidatas, e que cumprem um conjunto de critérios ao nível da Informação e Educação Ambiental, da Qualidade da Água, da Gestão Ambiental e Equipamentos e da Segurança e Serviços.

Na Praia do Osso da Baleia, a época balnear decorrerá de 15 de junho a 15 de setembro.

A ABAE pede aos veraneantes que sejam responsáveis no cumprimento das regras estabelecidas no contexto da pandemia do Covid-19 e que mantenham o distanciamento físico na praia.

Publicidade
Últimas