ETAP aposta na tecnologia 4.0 para diferenciar a formação dos seus alunos

Por: Marta Botas
19-05-2020


A Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Pombal (ETAP) adquiriu um robô colaborativo, que representa uma aposta na tecnologia 4.0 com vista ao enriquecimento e diferenciação da formação dos alunos dos cursos profissionais de técnico de mecatrónica e de técnico de eletromecânica.

O robô é dotado de uma garra flexível e os alunos poderão programa-lo e inseri-lo em processos de produção característicos das empresas industriais mais avançadas do mercado.

“Este equipamento, que constitui investimento pouco comum em escolas pelo valor inerente, é uma das tecnologias de ponta utilizadas na nova era da indústria 4.0, conseguindo manejar diversos tipos de objetos, uma vez que possui uma garra flexível que pode ser usada para uma ampla variedade de tamanhos e formas de peças”, explica a ETAP numa nota enviada à PombalTV.

“Num momento em que muitas empresas tentam corresponder aos desafios da Indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial), as tecnologias para automação assumem um papel cada vez mais relevante, como é o caso da robótica colaborativa”, sublinha.

Os robôs colaborativos são desenvolvidos para auxiliar as pessoas e são programados para executar atividades mais complexas, perigosas, pesadas e/ou repetitivas, enquanto as pessoas se dedicam às tarefas mais detalhadas e que requerem capacidades cognitivas.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

25º
32º 19º

Sex.

33º17º

Sab.

31º18º

Dom.

31º18º

Seg.

31º18º

Publicidade
Últimas