Projeto L.U.I.S.A da Santa Casa da Misericórdia da Redinha terá gabinete sediado em Pombal

Por: Marta Botas
19-05-2020


O projeto L.U.I.S.A. - Unidade de Apoio e Intervenção no Luto, da Santa Casa da Misericórdia da Redinha, foi distinguido pelo Programa de Parcerias para o Impacto - Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.

Com um gabinete de atendimento sediado em Pombal, iniciará no dia 1 de junho de 2020 a sua atividade de apoio no processo de luto, no diagnóstico de doença oncológica e/ou traumas, que se estenderá até ao dia 31 de maio de 2023.

Numa nota enviada esta segunda-feira à PombalTV, a Santa Casa da Misericórdia da Redinha refere que “a Unidade de Apoio e Intervenção no Luto projetada a 3 anos, tem um custo total de 115.317,20€, sendo 70 % do seu financiamento assegurado pelo Fundo Social Europeu e Contribuição Nacional Pública e ainda, comparticipação privada que totaliza os restantes 30 %, onde se enquadram 11 Investidores Sociais”.

O Programa de Parcerias para o Impacto, enquadrado na tipologia 3.33 da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social (EMPIS), é composto por uma equipa multidisciplinar que visa criar um serviço de proximidade com uma intervenção diferenciada no processo de luto, no diagnóstico de doença oncológica e/ou traumas.

Segundo a Santa Casa da Misericórdia da Redinha, o primeiro contato com os beneficiários ficará a cargo dos Técnicos das Comissões Sociais de Freguesia, não só “por se tratar de uma resposta concelhia” mas também por permitir “agilizar o acesso à comunidade”.

“O serviço de proximidade será assegurado pela integração dos Técnicos Superiores das Comissões Sociais de Freguesia e/ou outras pessoas de relevo que intervenham diretamente com os possíveis beneficiários”, refere a nota assinada pelo Provedor, Manuel Mário dos Santos Sacramento.

Quanto à equipa multidisciplinar, o documento refere que será “constituída por uma Psicóloga Clínica, por uma Técnica Superior de Serviço Social e ainda, profissionais em regime de prestação de serviços consoante as necessidades dos beneficiários, onde se enquadram: Enfermeiros, Advogados, Contabilistas, entre outros que ao longo do projeto se julguem convenientes”.

Entre os Investidores Sociais que contribuíram para a viabilidade do projeto, a Santa Casa da Misericórida da Redinha destaca o Município de Pombal; a Junta de Freguesia de Pombal; a Junta de Freguesia de Redinha; a Junta de Freguesia de Pelariga; a Junta de Freguesia de Abiul; a Junta de Freguesia de Vila Cã; a União de Freguesias Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze; a Comissão Social de Freguesia da Guia, Ilha e Mata Mourisca; a PombalGest Organização, Contabilidade e Gestão Lda.; a Policlínica de Pombal Lda.; e a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Pombal.

A Santa Casa da Misericórdia da Redinha acredita que o projeto L.U.I.S.A. dotará o concelho de Pombal de uma resposta inovadora, ímpar e crucial no apoio prestado a pessoas em processo de luto, diagnóstico de doença oncológica e/ou traumas.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

21º
31º 19º

Sex.

33º17º

Sab.

31º18º

Dom.

31º18º

Seg.

31º18º

Publicidade
Últimas