Município de Pombal Activa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Pombal

Por: Patrícia Ribeiro
19-03-2020


Desde as 12h00 de hoje (dia 19), que se encontra activo o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Pombal, com o objetivo de "garantir que as entidades e instituições que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil acionem, a nível municipal, no âmbito da sua estrutura orgânica e das suas atribuições, os meios necessários ao desenvolvimento das ações de proteção civil, reforçando a resposta à pandemia no concelho". Permitindo, por outro lado, também o acionamento dos meios, públicos e privados, necessários para responder às necessidades".

Disso mesmo deu conta o presidente da Câmara Municipal, Diogo Mateus, num comunicado  enviado, hoje, à Comunicação Social, no qual apela à população para que "cumpra escrupulosamente" com o definido no Estado de Emergência, bem como com as medidas de autoproteção, recomendadas pela Direção Geral de Saúde, acompanhando, sempre que possível, os Avisos à população nos órgãos de comunicação social, de âmbito local, e no site do Município, em www.cm-pombal.pt.

No mesmo documento, o autarca dá também conta de que, "considerando a situação de emergência e os seus impactos sanitários, sociais, económicos e operacionais, e não obstante a articulação permanente que tem existido com todos os membros do Executivo Municipal", convocou para amanhã (dia 20), às 17h00, uma Reunião Extraordinária da Câmara Municipal.

Diogo Mateus informa, ainda, que foram hoje encerrados todos os serviços presenciais de

atendimento ao público do Município, o mesmo acontecendo com os cemitérios de gestão municipal, exceto, ressalvou, "para a realização de cerimónias fúnebres".

Em funcionamento, mas só até às 14h00 de cada dia, mantém-se o Mercado Municipal, enquanto "posto de abastecimento público essencial de bens alimentares". Tendo ficado também definido, no briefing diário de acompanhamento da evolução local, regional e nacional da pandemia COVID-19, o ajustamento dos horários da rede de transportes urbanos de passageiros (PomBus), com os autocarros a serem desinfetados "a cada 20 minutos".

No referido comunicado, o autarca apela, ainda, aos postos de abastecimento públicos do concelho para que "mantenham o seu funcionamento e o apoio à população", reiterando o apelo a todos os pombalenses para que "se mantenham em casa e evitem contactos sociais desnecessários".

Termina com um alerta a toda a população para a existência de burlas, levadas a cabo por pessoas que se apresentam alegando estar a realizar testes domiciliários ao vírus. O que não é verdade, aconselhando, por isso, os pombalenses a "não abrir a porta".

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal


20º

Sab.

17º11º

Dom.

18º13º

Seg.

18º12º

Ter.

23º12º

Publicidade
Últimas