João Antunes dos Santos eleito presidente da JSD distrital de Leiria

Por: Marta Botas
23-12-2019


João Antunes dos Santos, advogado e ex-líder da JSD Pombal, é o novo presidente da JSD Distrital de Leiria, sucedendo a Pedro Brilhante.

A eleição ocorreu no passado sábado, dia 14 de Dezembro, durante o V Congresso Distrital da JSD, em que foi apresentada uma única lista a sufrágio para cada um dos órgãos: Comissão Política, encabeçada por João Antunes dos Santos (Pombal); e Mesa do Plenário, encabeçada por Ricardo Rosa (Alvaiázere).

A JSD Pombal voltou a conseguir uma grande representatividade nos órgãos distritais da estrutura, que foram eleitos.

Além da eleição de  a Presidente da Comissão Política Distrital destaca-se também a presidente da concelhia, Nicolle Lourenço, que assumirá o lugar de Coordenadora dos Jovens Autarcas Social democratas, lugar de destaque no ciclo político que se inicia e que conduzirá o processo autárquico de 2021. Alexandre Santos, Filipa Portela, André Tasqueiro e José Eduardo Sousa desempenharão as funções de vogais da Comissão Política. Suse Santos será Secretária-Geral adjunta. O Gabinete do Ensino Superior ficará a cargo de Guilherme Neto. Gonçalo Neves, Filipa Santos, Bruna Abreu, Cristiana Martins Mendes e Joana Gameiro Fernandes integram vários outros gabinetes. Telmo Gaspar ocupará o lugar de Secretário na Mesa do Conselho Distrital.

“Ser eleito Presidente da distrital da JSD representa em primeiro lugar uma enorme responsabilidade, pelo legado que esta estrutura tem, que em muito tem influenciado o panorama político no distrito e também no país. Significa também a possibilidade de trabalhar para o distrito e trabalhar para os jovens. Queremos estar próximos dos jovens, das associações de estudantes, das associações juvenis, das empresas de jovens empreendedores”, disse João Antunes Dos Santos em entrevista à Pombal TV.

A moção de estratégia global, apresentada e discutida durante os trabalhos sob o lema “LEIRIA GRANDE”, defende a estreita proximidade com as organizações jovens e com as instituições de relevo do distrito, com vista à aproximação dos jovens da política e à credibilização da ação política junto da sociedade. Além disso, a JSD Distrital de Leiria vai continuar a apostar na formação dos jovens através da organização de formações sub-18, da Academia de Jovens Autarcas, da Academia Internacional e de um novo fórum de discussão e projeção do que deve ser o distrito de Leiria a médio prazo. 

“Queremos estar próximos da sociedade, ajudando à credibilização da ação política. Queremos discutir política, continuando a defender a criação de um reserva natural de surf na costa do distrito de Leiria "Da Baleia ao Baleal", tendo uma palavra a dizer na candidatura de Leiria a capital europeia da cultura e discutindo soluções que possam melhorar a entrada dos jovens no mercado de trabalho e a capacidade do distrito em fixar cá os melhores. Queremos discutir com a sociedade civil que distrito ambicionados daqui a 20, 30, 40, 50 anos. Queremos continuar a desenvolver iniciativas de formação política e a trabalhar para que a JSD continue a ser a maior e melhor juventude partidária em Portugal e também no distrito de Leiria”, sublinhou o presidente.

O V Congresso da JSD Distrital de Leiria contou com a presença de Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós; Olga Silvestre, deputada à Assembleia da República e presidente do PSD de Porto de Mós; João Cerejo dos Santos, presidente da JSD de Porto de Mós; Pedro Brilhante e João Antunes dos Santos, presidente cessante e presidente eleito da JSD Distrital de Leiria; Rui Rocha, presidente do PSD Distrital de Leiria; e Margarida Balseiro Lopes, presidente da JSD nacional.



Publicidade
Últimas