PYTHAGORAS apresenta dois novos jogos

Por: Marta Botas
13-11-2019


A editora PYTHAGORAS, com sede em Vermoil, esteve presente na feira SPIEL’19 que decorreu entre 24 a 27 de outubro na cidade de Essen na Alemanha, onde apresentou os seus dois novos jogos: Garum e 6 Castelos.

Na feira, que recebe anualmente mais de 190 mil visitantes e mais de 1200 expositores de 50 países diferentes, a editora estabeleceu acordos de distribuição com empresas alemãs e holandesas e ficou no ar a possibilidade de entrar nos mercados sul-coreano e israelita em 2020.

A apresentação nacional dos jogos decorrerá a partir das 15h00 do próximo sábado, dia 16 de novembro, no café “A Jogar é que a gente se entende”, em Vila do Conde.

6 Castelos é um jogo inspirado na fundação do reino de Portugal, que recua ao século XII, quando os primeiros reis de Portugal procuraram expandir o território para sul, reconquistando território aos Mouros e defender as fronteiras com Castela. “Para homenagear a bravura e importância destas povoações fronteiriças, a editora criou um jogo onde estão representados os castelos de Idanha, Monsanto, Penha Garcia, Penamacor, Sabugal e Sortelha”, refere David Mendes numa nota enviada à Pombal TV. O jogo foi desenvolvido pelos autores portugueses Costa & Rôla e ilustrado por Olivier Fagnère.

Garum é um jogo que pretende dar a conhecer ao mundo a importância de Tróia, Setúbal, para o Império Romano e enaltecer as três características da região: sol, peixe e sal. “Garum era um molho de peixe fermentado, usado como condimento nas cozinhas da antiga Roma. Produzido a partir de peixes como o atum, a sardinha e a cavala, era depois misturado com pequenos crustáceos e moluscos deixados em salmoura no interior das cetárias (tanques de fermentação). Em Portugal, mais concretamente em Tróia, que existiu o maior centro industrial de salga de peixes do Império Romano que funcionou até ao século V”, refere a nota sobre este jogo, desenvolvido por Ricardo Jorge Gomes e ilustrado por Pedo Soto.

A editora PYTHAGORAS surgiu em 2012, pelas mãos de David Mendes, com a publicação do seu primeiro jogo, denominado “Quinto Império”.

Apaixonado por história e cultura de Portugal, David Mendes decidiu fundar a editora para poder publicar jogos que divulgassem Portugal aquém e além fronteiras. Quinto Império, Gente com Memória, Lusitania, Millions, o Último Soldado, Aljubarrota, a Batalha Real, Douro 1872 e Fado: Duetos e Desgarradas são os nomes dos jogos que a editora publicou ao longo dos anos.

Considerando a ascensão do mercado dos jogos de tabuleiro verificada nos últimos anos e conhecendo os principais desafios e exigências do século XXI a editora está focada no desenvolvimento de jogos que unam gerações à volta de uma mesa e que divulguem o que Portugal tem de melhor.

Os jogos da PYTHAGORAS estão à venda nas lojas FNAC, no El Corte Inglès e e várias livrarias e papelarias do país.

Publicidade
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
  • MyPassion
Relacionadas
Informação útil
Pombal

11º
11º

Sab.

15º

Dom.

14º10º

Seg.

15º

Ter.

15º

Publicidade
Últimas