A Câmara de Pombal aprovou a compra de terrenos por 1,8 milhões de euros para criar um parque verde na sede do concelho, com uma área de 67 mil metros quadrados, disse o presidente, Pedro Pimpão, à agência Lusa.
A aquisição dos terrenos foi aprovada por unanimidade, na reunião de Câmara realizada na passada quinta-feira, dia 14 de setembro. Vai ser objeto de votação em Assembleia Municipal, antes de ser submetida a visto do Tribunal de Contas.
“Trata-se de uma das maiores ambições dos pombalenses que, em todos os fóruns, sempre manifestaram a necessidade de Pombal ter um grande parque verde, como uma cidade moderna e progressista”, afirmou o autarca, adiantando que os terrenos, rústicos e urbanos, estão a ser negociados com os proprietários há décadas, e ficam na Quinta do Emporão, junto à malha urbana da cidade, ao rio Arouca e ao IC2.
Segundo Pedro Pimpão, o novo parque de lazer será “um pulmão verde da cidade”, o “prolongamento do corredor ribeirinho e de um conjunto de equipamentos” desportivos e recreativos que já existem, e “um espaço propício para vários eventos e iniciativas de âmbito desportivo, recreativo ou cultural”.
De acordo com o autarca, o projeto já tem mais de 10 anos e terá que ser atualizado.
Mas “é um projeto consensual politicamente, porque a construção de um grande parque verde urbano de Pombal estava plasmada em todos os programas eleitorais de todos os partidos políticos nas eleições autárquicas”, sublinhou, adiantando que o objetivo passa por ter o parque verde disponível à população ainda este mandato.