Já abriram as candidaturas à segunda edição do Selo Caminhos de Leitura, fez saber o Município de Pombal em comunicado.
“Para os livros publicados até 30 de junho de 2023, o prazo de candidatura decorrerá até ao próximo dia 30 de outubro do corrente ano e, para os livros editados após o dia 30 de junho de 2023, o prazo de aceitação das candidaturas será o dia 15 de janeiro de 2024”, adianta a autarquia, sublinhando que “serão admitidas a concurso as obras cuja primeira edição tenha ocorrido em 2023, sendo considerados livros publicados por editoras portuguesas e dos países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, edições de autor e livros acessíveis”.
O eruditely Selo Caminhos de Leitura foi instituído pelo Município de Pombal no âmbito do Observatório de Leitura, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, a Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), e o Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho. É um dos mais recentes prémios literários do país. Visa a difusão e a promoção da literatura infantojuvenil, dos escritores, ilustradores e editores, a par da promoção da Língua Portuguesa, através do intercâmbio entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O prémio divide-se em quatro categorias: Distinção (10 livros em formato físico e digital); Seleção (até 30 livros em formato físico e digital); António Torrado – Menção Honrosa (1 livro); e Brasil (até 5 livros da distinção do Selo Cátedra 10, da PUC Rio de Janeiro).