O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Pombal aprovou, por unanimidade, a constituição do Núcleo Local da Garantia para a Infância, para responder eficazmente às vulnerabilidades das crianças, jovens e familiares, e combater a exclusão social.
“A aprovação ocorreu numa reunião extraordinária do CLAS realizada na tarde de terça-feira, dia 5 de setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na sequência da apresentação da Recomendação do Plano de Ação da Garantia para a Infância ocorrida em maio deste ano, pela representante da Coordenação Nacional da Garantia para a Infância”, adianta o Munícipio de Pombal numa nota enviada à PombalTV.
De acordo com a autarquia, o Núcleo deverá garantir “o acesso das crianças e jovens em risco de pobreza ou exclusão social a um conjunto de serviços essenciais, com vista ao combate da pobreza infantil e à promoção da igualdade de oportunidades”. Irá abranger “um conjunto de áreas como o acolhimento de primeira infância, educação, saúde, alimentação, habitação, inclusão e integração social, direitos das crianças e jovens, e a não discriminação e promoção da igualdade”. Será constituído por “representantes do Município, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Pombal (CPCJ), do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACES PL), do Agrupamento de Escolas de Pombal, da Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal (APEPI), da Associação Promoção Social Cultural Recreativa e Desportiva da Guia (ACUREDE), da Cáritas Diocesana de Coimbra, e da Cooperativa de Educação, Reabilitação e Inclusão de Pombal (CERCIPOM)”.