A cerimónia de homologação do Acordo de Colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Município de Pombal, no âmbito do 1º Direito, decorreu na passada quarta-feira, 30 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Pombal.
O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, e pela Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Filipa Serpa. Foi homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues.
O Acordo de Colaboração prevê um investimento total na ordem de 22,5 milhões de euros ao longo dos próximos seis meses. Surgiu na sequência da aprovação da Estratégia Local de Habitação do Município de Pombal, submetida no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, para apoiar 193 agregados familiares, num total de 459 pessoas, que vivem em condições habitacionais indignas no concelho.
Em função das necessidades habitacionais desses agregados familiares, o Município de Pombal propõe-se a promover diretamente várias soluções habitacionais, que irão passar pela reabilitação de frações ou de prédios habitacionais, pela construção de prédios ou empreendimentos habitacionais, e pela aquisição de frações ou prédios para fins de habitação.