As Festas do Bodo, que irão decorrer até ao dia 1 de agosto, arrancam esta quinta-feira em Pombal.
Os espetáculos, as exposições, as diversões, a gastronomia, a cultura, o desporto, a economia e a tradição vão marcar os seis dias do evento, que tem como cabeças de cartaz os cantores FF,no dia 27, Plutónio, no dia 28, The Gift, no dia 29, Gisela João, no dia 30, e Resistência, no dia 31 de julho, e Bonga, no dia 1 de agosto.
Pelo palco também vão passar Skilla Benema, MAZ3R EFFECT, Iolanda, Fio Manta (Em Bando), Xupa Xups, o Projeto Fado, com Tânia Pataco, e os DJ’s Paulo Scissors, Vito, Angel, Kiko, Usados Com Garantia, Xandi, Lino F, Cromos da Noite, NS, Menasso & Guy H, Villager e Cazé portal randkowy w niemczech dla polak w .
A programação do evento inclui ainda uma noite dedicada às Jornadas Mundiais da Juventude, a participação de ranchos folclóricos, atuações de escolas de musica e dança do concelho de Pombal, animação de rua, e uma programação diversificada no Bodo dos Pequeninos.
Agro-Bodo, Bodo das Freguesias e “Hino do Bodo de Pombal”, da autoria de Wilson Capitão e Susete Mendes, estão entre as novidades desta edição do certame.
Foram criados parques de estacionamento de utilização gratuita na Rua Aquilino Ribeiro, no Loteamento das Cegonhas, no Castelo de Pombal e zona envolvente, na Rua Dr. António Jorge Ferreira; e uma zona de estacionamento para condutores com mobilidade reduzida, entre a Central da Camionagem e a Biblioteca Municipal, com acesso pela rotunda junto ao Monumento ao Emigrante.
De origem remota, as tradicionais Festas do Bodo são as mais importantes do concelho de Pombal. A lenda liga-as a uma praga de gafanhotos que afligiu os pombalenses, invadindo as suas casas e contaminando os alimentos, levando-os a recorrer à religião e a prometer uma festa, caso a praga de gafanhotos terminasse, o que de facto aconteceu. Reconhecido o milagre, as Festas do Bodo ficaram logo programadas para o ano seguinte.