Uma ave juvenil da espécie Pega-rabuda (Pica pica juvenil) foi recolhida pelas autoridades no concelho de Pombal na passada quarta-feira, 31 de maio, e transportada para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) de Coimbra.
“Na sequência de um alerta de um popular que o animal se encontrava debilitado, os elementos do NPA [Núcleo de Proteção do Ambiente] recolheram a ave juvenil que se encontrava com sinais de desidratação”, adianta o Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR) numa nota enviada à PombalTV.
As autoridades não conseguiram “localizar os progenitores nas imediações”.
A Pega-rabuda é uma ave da família dos Corvos, comum em toda a Europa, Ásia, Norte de África e América do Norte. O período de nidificação vai de abril a junho. A fêmea costuma incubar 5 a 6 ovos, durante 17 a 18 dias. As crias são alimentadas pelo macho e pela fêmea, duas a três vezes por hora. As primeiras penas aparecem ao oitavo dia de vida e com 14 dias já têm cauda. Permanecem no ninho entre 22 e 27 dias. Alimentam-se de insetos, exploram carcaças de animais mortos, caçam pequenos vertebrados, especialmente ratos, atacam ninhos de faisões, e também comem grãos de cereais e vegetais.