Os Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, foram entregues pela Diocese de Coimbra à Diocese de Leiria-Fátima no Jardim do Cardal, em Pombal, pelas 17h30 do passado domingo, 30 de abril.
Ao entrar no território diocesano, nas Meirinhas, os símbolos fizeram uma pequena paragem simbólica e, às 20h00, foram acolhidos na Sé de Leiria.
A comunidade diocesana seguiu numa caminhada até ao Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, a igreja JMJ da Diocese, onde teve lugar um pequeno momento de oração, e onde a Cruz e o Ícone ficaram disponíveis para veneração, até ao dia 1 de maio, quando iniciaram um percurso pelas diferentes vigararias de Leiria-Fátima.
A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora foram entregues pelo Papa São João Paulo II aos jovens, em 1984 e 2003. A peregrinação pelo nosso país começou em novembro de 2021 e irá terminar em julho de 2023, tendo já passado por 18 das 21 dioceses nacionais.
Com 3.8 metros de altura, a Cruz peregrina, construída a propósito do Ano Santo, em 1983, foi confiada por João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para dar a volta ao mundo, e já passou por 5 continentes. Conta desde 2003 com a companhia do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, também introduzido pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Com 1.20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Roma.