O Município de Pombal e o Observatório de Leitura acabam de anunciar os contemplados com o Selo Caminhos de Leitura de 2022, que distingue as melhores obras de literatura infantil.
Participaram 24 as editoras, com um total de 61 títulos.
O Selo distinção 2022 foi atribuído às obras “Caras”, de João Pedro Mésseder; “O Primeiro Dia”, de Henrique Coser Moreira; “A minha árvore secreta”, de David Pintor; “Terra de ninguém”, de Maria José Floriano; “Miau!”, de Joana Estrela; “ASSIM ou ASSADO”, de María Pascual de la Torre; “O DUELO”, de Inês Viegas Oliveira; “ISTO NÃO É”, de Marco Taylor; “HACHIKO, O CÃO QUE ESPERAVA”, de Lluís Prats; e “Concentra-te”, de Catherine Grive.
Com o Selo Seleção 2022 foram distinguidas as obras “Jerónimo e Josefa”, de José Saramago; “A MENINA QUE INVENTAVA ANIMAIS”, de José Fanha; “VAI SUBIR ou VAI DESCER?” e “LIVRO DO OUTONO”, ambas de Isabel Peixeiro; “O Leão por cima da PORTA”, de Onjali Q. Raúf; “A Avó Lá de Cima e a Avó Lá de Baixo”, de Tomie dePaola; “O BURRO SABE”, de Manuel Palaio; “Filho de Nana”, de Meshack Asare; “A LUZ É GRANDE” e “O GNU E O TEXUGO – ESTÁ A CHOVER”, ambas de Ana Pessoa; “Entra na Caixa, Lobo Mau!”, de Clara Cunha; “SÊ UMA ÁRVORE”, de Maria Gianferrari; “QUE PLANETA É ESTE?”, de Eduarda Lima; “O Jardim Secreto”, de Mariah Marsden; “A INUNDAÇÃO”, de Mariajo Ilustrajo; “ERA UMA VEZ UMA CASA”, de Philippe Nessmann; “Confia na Mudança”, de Margarida Fonseca Santos; “O SOM DAS COISAS LIVRES QUANDO CAEM”, de Catarina Ferreira de Almeida; “Destrava – lengas: TRAVA-LÍNGUAS E LENGALENGAS”, de Luísa Ducla Soares; e “Os Reis do Mar”, de David Machado.
“Caras”, de João Pedro Mésseder, também arrecadou o Selo António Torrado.
O Observatório de Leitura surgiu com o objetivo de difundir e promover a literatura para a infância e juventude, os escritores, ilustradores e editores. É coordenado pelo Município de Pombal, através da Unidade de Cultura e da Unidade de Projetos Educativos. Resulta de uma parceria estabelecida com o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio – iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, a DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a RBE – Rede de Bibliotecas Escolares, e o Centro de Investigação em Estudos da Criança – Universidade do Minho.