A Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses promoveu no passado dia 11 de março o II Seminário de Intervenção em Crise, Catástrofe e Emergência.
A iniciativa, que teve lugar no Teatro-Cine de Pombal, deu por encerradas as atividades da Semana da Proteção Civil, organizada pelo Município de Pombal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com o Comando Sub-Regional de Leiria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
A sessão de abertura contou com as presenças e intervenções do presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, do bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, do Comandante Nacional da Proteção Civil, André Fernandes, e do presidente da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Paulo Cunha.
Seguiu-se uma sessão sobre ética na intervenção em emergência, com Sílvia Marina, moderada por Sónia Cunha. Em seguida, Rui Ângelo falou sobre a ligação entre a psicologia e a proteção civil, numa sessão moderada por Sérgio Viana. Durante a tarde, a intervenção foi sobre “suicídio: da prevenção à posvenção”, com Sara Santos e moderação de Rafaela Lopes. Decorreram dois workshops, um sobre comunicação de más notícias e gestão do luto na infância, com Cláudia Pires de Lima e moderação de Catarina Calado, e outro sobre o luto no adulto, com Ana Margarida Teixeira e moderação de Susana Amaral.
A sessão de encerramento esteve a cargo do presidente da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Paulo Cunha.