No âmbito da consulta pública ao Plano Ferroviário Nacional (PFN), a Câmara Municipal de Pombal está a marcar a sua posição contra a “secundarização” da estação ferroviária de Pombal, resultante do traçado escolhido para a alta velocidade, entre Leiria e Coimbra, que se afasta da cidade de Pombal e da linha do Norte.
De acordo com o município de Pombal, a ser concretizado como está, o PNF terá impactos negativos nos serviços disponíveis na cidade, especialmente nas ligações a Coimbra, além de inviabilizar a ligação direta entre as cidades de Leiria e Pombal, o que afetaria o desenvolvimento do território.
Numa nota enviada à PombalTV, a autarquia comunica que, em articulação com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), propôs a criação de uma linha ferroviária “que ligue, diretamente, a cidade de Pombal à cidade de Leiria” e de uma nova ligação para transporte de passageiros e mercadorias entre os concelhos de Pombal e Castelo Branco, a par da “modernização da Linha do Oeste”, através da “reabilitação e reabertura da Estação da Guia”, e da “inclusão, nas redes de Acesso aos Portos e Corredores Internacionais e Rede de Terminais Logísticos (…) a expressa menção à plataforma logística da Região de Leiria/rede de terminal logístico decorrente da articulação entre aquela Comunidade Intermunicipal e o Município de Pombal, junto à linha do Oeste e da A17, na freguesia do Carriço”.