A Câmara Municipal de Pombal prevê iniciar, ainda no primeiro semestre deste ano, o apoio aos jovens no arrendamento de casa. A autarquia estima beneficiar 50 pessoas, na fase inicial do programa.
“O principal objetivo é criar mais oportunidades de fixação dos jovens no nosso território. Nós temos um conjunto de iniciativas que promovem a emancipação jovem e não há dúvidas nenhumas de que a componente habitação é considerada como uma das principais iniciativas para podermos fixar jovens no nosso território”, disse o presidente da Câmara, Pedro Pimpão, em declarações à agência Lusa.
O projeto de elaboração do Regulamento do Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem foi aprovado, por unanimidade, na reunião de Câmara da passada quinta-feira, 2 de fevereiro.
“Os vereadores do Partido Socialista tinham também uma proposta inicial relativamente a esta matéria e conseguimos conciliar esta com a proposta que os serviços estavam a preparar e chegar a um documento consensual”, acrescentou Pedro Pimpão, adiantando que o município de Pombal pretende, “ainda no primeiro semestre, ter este programa já completamente a funcionar no terreno”, para criar “oportunidades para que os jovens tenham este apoio ao arrendamento”.
O autarca explicou que, de acordo com o modelo definido no regulamento, a Câmara vai apoiar até 50% do valor das rendas dos jovens que se candidatem e cumpram os requisitos que o documento estabelece.
“Temos 150 mil euros já afetos no orçamento para esta primeira fase do programa. Três anos [é] o período de apoio do arrendamento jovem. Isto significa que o programa vai ter daqui a dois, três anos uma dotação superior a meio milhão de euros”, acrescentou, perspetivando que a primeira fase do programa beneficiará 50 jovens mas, numa fase mais avançada, virá a “apoiar cerca de 150”.