O Orçamento para 2023 e Grandes Opções do Plano da Freguesia de Pombal foram apreciados e aprovados na reunião de Assembleia de Freguesia realizada no passado dia 28 de dezembro.
Será “o orçamento mais elevado” daquela autarquia, “atingindo um milhão e setecentos e vinte e três mil euros”, refere uma nota enviada à PombalTV.
De acordo com a Junta de Freguesia de Pombal, “um dos grandes projetos será a execução da requalificação do Parque de Merendas do Cotrofe, num investimento que ascende aos 250 mil euros, e que conta com financiamento pelo PDR2020”, para “lançar o Etno-parque do Cotrofe”.
“A maior fatia do orçamento é direcionada para recursos humanos”, com destaque para “os afetos às escolas”, e incluirá a “assunção do compromisso para Acordo de Capitação com a ADSE, que possibilitará a integração de todos os colaboradores neste sistema de proteção de saúde, implicando um investimento superior a 30 mil euros anuais”.
O orçamento também contempla “a ocupação de dois lugares em aberto para o setor de obras e vias municipais, cujo concurso será lançado ainda no mês de janeiro” e “mantém a prioridade na intervenção social de proximidade” e a “aposta na educação e promoção da dinâmica cultural”.
“Continuarão a ser desenvolvidas iniciativas de proximidade, das quais se destacam o projeto Aldeias 65+, Ciclo de Teatro Amador e Cultura nas Aldeias, Dia dos Centros Históricos, Encontro de Gaiteiros, Corrida de Rolamentos, Festival Oh da Praça, Assembleia das Crianças, Gala do Desporto ou BioArtes, bem como diversas ações em parceria com as instituições da freguesia”, sublinha a Junta de Freguesia de Pombal.