O concelho de Pombal conta com cinco novos parques de recolha de “monstros”, resultado de um investimento de mais de 145 mil euros e localizados em Almagreira, Carriço, Louriçal, Mata Mourisca e Pelariga.
As chaves dos parques foram entregues às respetivas Juntas de Freguesia na passada sexta-feira, 6 de janeiro.
O funcionamento e horário de cada parque é assegurado pelas Juntas de Freguesia, em articulação com a Câmara Municipal de Pombal.
São espaços destinados ao depósito de resíduos domésticos volumosos que pela sua dimensão, volume, forma ou peso, não podem ser recolhidos pelos meios normais de remoção, de que são exemplo móveis, colchões, eletrodomésticos e alcatifas ou tapetes. Destinam-se exclusivamente a utilizadores domésticos e estão devidamente vedados e equipados com um sistema de videovigilância.
“A iniciativa vem dar resposta a uma necessidade há muito sentida, de dotar o concelho com condições de recolha de resíduos domésticos volumosos, mas também para procurar disciplinar a má utilização que, de uma forma geral, é dada aos contentores de resíduos que têm estado disponíveis para este fim”, justifica o município numa nota enviada à PombalTV.
A autarquia recorda que nos parques de recolha de monstros não devem ser depositados resíduos provenientes de construções e demolições, pneus e quaisquer outros resíduos provenientes de oficinas, resíduos perigosos (telhas lusalite, tintas, lã de rocha, entre outros), resíduos industriais, cartões, plásticos, lixos domésticos e resíduos verdes. É expressamente proibido e punível com coima o depósito de qualquer tipo de resíduo fora do contentor.