A segunda edição do projeto Jovem Autarca de Pombal será disputada por oito candidatos, estudantes de vários níveis de escolaridade nas escolas do concelho: Beatriz Silva, aluna do 7º ano da Escola Básica e Secundária da Guia; Ivo Jorge, aluno do 8º ano da Escola Gualdim Pais; Manuel Moderno, aluno do 9º ano do Instituto D. João V; Dinis Marques, aluno do 8º ano da Escola Gualdim Pais; Telmo Silva, aluno do 11º ano da Escola Tecnológica, Artística e
Profissional de Pombal; Inês Santos, aluna do 11º ano da Escola Básica e Secundária da Guia; Miriam Leal, aluna do 11º ano do Colégio João de Barros; e Diogo Rebola, aluno do 8º ano da Escola Gualdim Pais.
As eleições estão agendadas para a próxima quinta-feira, 15 de dezembro
A iniciativa, promovida pelo Município de Pombal, visa motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos. Podem candidatar-se jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, estudantes até ao 11º ano de escolaridade, que residem e frequentam escolas do concelho. O universo de eleitores constituído por todos os estudantes do 5º ao 12º ano de escolaridade, das escolas do concelho.
O candidato mais votado irá ocupar o cargo de Jovem Autarca, enquanto o segundo e o terceiro mais votados serão Jovens Vereadores e os restantes candidatos irão constituir a Assembleia de Jovens Autarcas.
O mandato do(a) Jovem Autarca terá início com a tomada de posse e terá a duração de um ano.