O espetáculo Bom Anfitrião, da coreógrafa Filipa Francisco, sobe ao palco do Teatro-Cine, em Pombal, pelas 16h30 do dia 4 de dezembro.
O projeto é focado no tema das alterações climáticas e conta com a participação de Iza da Costa, Luís Coelho Graça, Nuno Reis e Mariana Tengner Barros. São eles os anfitriões de um espetáculo cuja criação passou por residências artísticas em Santarém, Palmela, Sesimbra e Montemor-o-Novo, e incluiu o desenvolvimento de trabalhos de investigação e de experimentação, visitas a locais em risco ambiental e a locais paradisíacos, caminhadas e conversas com ambientalistas e com representantes de diversas comunidades.
“O que podemos fazer para adiar o fim do mundo”, eis a questão!
O espetáculo é para maiores de 6 anos, conta com tradução em língua gestual portuguesa e dura cerca de 75 minutos: 50 minutos em palco, acrescidos de 15 minutos para a apresentação de um documentário em vídeo e 10 minutos para uma conversa com o público.
Filipa Francisco é coreógrafa e performer. Integra a REDE – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea, o grupo de trabalho Periferias Centrais e as redes internacionais AREA – Arte em Espaço Rural e IETM. Nasceu em Abrantes e estudou dança, teatro, improvisação e dramaturgia na Escola Superior de Dança, na Companhia de Dança Trisha Brown, no Lee Strasberg Institute, em Nova Iorque, e com o dramaturgo André Lepecki.
Dos seus trabalhos destacam-se os projetos “Re(existir), “Dueto” e “Bicho eros un Bicho”.