Meia centena de filmes de comédia vão ser exibidos no Teatro-Cine de Pombal, na estreia do HaHaArt Film Festival, o primeiro festival de cinema de humor em Portugal, que decorre de sábado, dia 18, a segunda-feira, dia 20 de novembro.
Das 392 produções candidatas à seleção e aos prémios monetários enviadas para Pombal, 50 foram escolhidas para integrar as secções onde será possível ver projetado o humor de países como o Brasil, a China, Espanha, França, Índia, Irão, Itália e Noruega.
“O mais interessante será vermos o humor de diferentes países refletido nos seus filmes”, disse o diretor do festival, Carlos Calika, em declarações à agência Lusa.
“Tendo em conta que a temática era comédia, e não sendo este um festival generalista, receber quase 400 filmes de 50 países numa primeira edição foi um sucesso”, disse o diretor, revelando-se surpreendido pelo volume de inscrições e pela submissão de um considerável número de filmes de realizadores da Suíça, quatro dos quais foram selecionados.
Foram submetidas a concurso 23 comédias portuguesas, número que Carlos Calika considera baixo e revelador do “quão complicado é fazer cinema por cá”. Dessas 23 candidaturas, 5 passaram à competição oficial.
Extra competição, será exibido “Caso Arquivado”, uma curta-metragem desenvolvida por alunos do 12º ano da Escola Secundária de Pombal no âmbito da formação sobre cinema de comédia ministrada pelo Cineclube de Pombal.
“É um filme que vai surpreender muita gente, tendo em conta que é o primeiro trabalho deles e que não têm experiência nenhuma”, antecipa Carlos Calika. “
Para promover e lançar o festival, a organização tem vindo a exibir comédias de referência em espaços públicos e culturais de Pombal, com sessões abertas ao público em geral e específicas também para utentes de lares e alunos das escolas do Concelho, que atraíram centenas de espetadores.
O festival internacional de cinema de comédia tem um programa complementar às sessões oficiais, com conversas, cine-concertos e, à noite, DJs.