O Município de Pombal aderiu à Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora (RAID), com o objetivo de promover, informar e apoiar o empreendedorismo, em articulação com o gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora.
Ao formalizar a adesão, homologada pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, o município de Pombal comprometeu-se a realizar um trabalho metódico de identificação, mapeamento e listagem dos investimentos feitos por comunidades portuguesas e empresários da diáspora no seu território, partilhando essa informação na Rede; a identificar boas práticas, a avaliar os resultados e a divulgar esses investimentos; e a promover, sempre que possível, parcerias com entidades que desenvolvam iniciativas, projetos ou concursos ligados ao empreendedorismo da diáspora.
À RAID cabe contribuir para a implementação do Programa Nacional ao Investimento da Diáspora (PNAID), partilhar informação relevante e avaliar a sua execução.
“A Rede manterá uma articulação regular com o tecido empresarial da diáspora através da Rede Diplomática e Consular, assim como das redes externas da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e do Turismo de Portugal”, assegura o Município de Pombal numa nota enviada à PombalTV.
O PNAID é dirigido a emigrantes portugueses e lusodescendentes que queiram investir ou alargar a sua atividade económica em Portugal, bem como a empresas nacionais que queiram internacionalizar os seus negócios através da diáspora.