O Município de Pombal foi premiado no concurso nacional “O mar começa aqui”, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) para educar para uma cidadania ativa, incitando os jovens a passar a toda a comunidade educativa a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
O projeto foi desenvolvido por 15 escolas do concelho, mais dez que no ano letivo anterior, e envolveu um total de 935 participantes,mais 610 em relação ao ano anterior, que pintaram quarenta sumidouros de águas pluviais no recinto escolar e/ou na sua envolvência.
Numa nota enviada à PombalTV, o município de Pombal faz “um balanço extremamente positivo” da iniciativa, “quer pelo entusiasmo e empenho de todos os envolvidos, quer pelo impacto junto da comunidade educativa e população em geral”, além de “destacar o facto de ter sido um projeto inclusivo, de todos e para todos, com as crianças/alunos com deficiência e/ou necessidades especiais a participarem ativamente em todas as fases da atividade”.
O projeto arrancou em abril, com a elaboração de vários desenhos, tendo a comunidade escolar elegido posteriormente a imagem que representou a escola no concurso nacional.
Seguiram-se dezanove sessões sobre o projeto “O mar começa aqui”, em que foi abordada a função dos sumidouros e sarjetas, e as temáticas da contaminação das linhas de água, da poluição marinha, do tempo de degradação dos resíduos, do impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas e dos exemplos de boas práticas/hábitos a adotar.
Em parceria com os serviços municipais e algumas juntas de freguesia, as crianças/alunos
assistiram à limpeza de sumidouros e sarjetas e participaram na identificação das diferentes tipologias de resíduos poluentes, da sua proveniência e do seu tempo de degradação, encontrando assim exemplos de boas práticas/hábitos a adotar.
Em família, foram criadas bolas de trapos para os alunos brincaram no recreio, foi elaborado um cartaz sobre a problemática das beatas dos cigarros, foi desenvolvida uma ação de sensibilização junto das assistentes operacionais para não despejarem as águas sujas nos sumidouros, e foram feitas ações de limpeza nas proximidades dos sumidouros exteriores às escolaa.
As pinturas dos sumidouros, previamente escolhidas por cada estabelecimento de ensino, foram feitas durante o mês de junho, tendo sido escolhidos os sumidouros exteriores mais próximos das escolas e aqueles que se encontram mais expostos aos olhares dos transeuntes.