A Câmara Municipal de Pombal acaba de constituir uma equipa multidisciplinar para fazer o acompanhamento e levantamento de prejuízos e danos provocados pelos violentos incêndios rurais que atingiram a semana passada uma vasta área do território da Freguesia de Abiul, abrangendo diversas povoações.
A decisão surgiu no âmbito de um briefing realizado peço Serviço Municipal da Proteção Civil para análise da situação, que decorreu na manhã da passada segunda-feira, 18 de julho.
A equipa composta por elementos da Junta de Freguesia de Abiul, técnicos da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, da Comissão de Vistorias, da Divisão de Obras Públicas, da Divisão de Obras Particulares, do Gabinete Técnico Florestal e do Serviço Municipal da
Proteção Civil, percorrerá todo o território afetado para avaliar os danos em estruturas edificadas, em produções agrícolas e em estruturas económicas, entre outras.
“Reconhecendo a necessidade de se proceder à rápida reconstrução de habitações danificadas, algumas em situação inóspita, assim como o apoio a quem perdeu a sua fonte de rendimento”, a Câmara Municipal de Pombal adianta que “procurará sensibilizar o Governo para a disponibilização de ajudas estatais, céleres, para o efeito”, “por diversos meios”.
“Até ao momento os serviços municipais apuraram uma área ardida superior a 1086 hectares na Freguesia de Abiul. Um número que carece, ainda, da devida validação, nomeadamente, por parte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e Guarda Nacional Republicana (GNR)”, refere a autarquia numa nota enviada à PombalTV, em que manifesta a intenção de, “em parceria estreita com o ICNF”, implementar “um programa piloto de Recuperação de Áreas Ardidas”, assente em “programas específicos de reflorestação e recuperação do território afetado” que o podem tornar “mais resiliente”.