Decorreu na passada terça-feira, 28 de junho, a apresentação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (PMIND), numa sessão presidida pela secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues.
O documento é estratégico, está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas para 2030 e surge no âmbito da territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030.
O PMIND foi construído com base num diagnóstico de género que permitiu pensar e desenhar, num processo conjunto e participado, ações que pudessem orientar a ação do Município de Pombal ao nível de políticas públicas que promovam a igualdade e a não discriminação.
O Município de Pombal assume assim um papel central na desconstrução de estereótipos de género enraizados na sociedade.
A secretária de Estado da Igualdade e Migrações elogiou o plano, que considerou estar muito bem elaborado.
“Pombal foi considerado um município de mérito social, e ontem presenciamos mais um momento impactante que contribui para consolidar esta nossa rede de motivação e empenho na construção de uma sociedade onde saibamos respeitar as nossas diferenças e consigamos promover a igualdade de oportunidades”, considerou o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão.
A sessão encerrou com um apontamento musical, feito pela jovem Marina, refugiada da Ucrânia que foi acolhida na cidade de Pombal.