A Câmara Municipal de Pombal apresentou esta sexta-feira, 17 de junho, o cartão jovem municipal, numa associação com a Movijovem que irá beneficiar os jovens pombalenses com centenas de descontos a nível local, nacional e internacional.
“Vamos avançar com o cartão jovem municipal, integrado numa estratégia que pretende envolver as novas gerações no desenvolvimento do concelho. Esta medida foi tomada no Conselho Municipal da Juventude e aprovada por unanimidade em reunião de câmara”, adiantou à agência Lusa o presidente da Câmara, Pedro Pimpão.
Segundo o autarca, esta medida surge integrada num “conjunto de iniciativas” que o município está a desenvolver com o objetivo de fixar os jovens no concelho de Pombal.
“Há um conjunto vasto de vantagens que queremos associar a este cartão jovem municipal, precisamente para dar o sinal muito importante de que queremos fixar jovens no nosso concelho. Queremos que os jovens sintam que têm oportunidade para desenvolver os seus projetos de vida em Pombal”, salientou o autarca, adiantando que serão adicionadas “algumas vantagens também à escala local”, designadamente “em eventos culturais, ‘workshops’ ou ações de formação promovidos pelo município” e que o regulamento será alterado para que os jovens tenham acesso a “outras condições, nomeadamente ao nível de taxas e licenças, como licenciamentos de obras particulares para jovens que queiram investir ao nível da habitação”.
O cartão está associado à Movijovem – Mobilidade Juvenil, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada, que gere o cartão jovem, pelo que os munícipes de Pombal com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos que adquirirem o cartão, por 10 euros, terão acesso direto a todas as vantagens do cartão jovem e municipal, incluindo a rede Pombus e o Pombike.
“Aproveitámos esta Semana da Juventude, uma semana em que temos uma Feira de Emprego e Formação Profissional e várias atividades desportivas e culturais, para lançar este cartão jovem municipal e recolher os contributos dos jovens, nomeadamente de vantagens que possamos adicionar”, justificou Pedro Pimpão, que incentiva os jovens pombalenses a aderir à iniciativa.