As esculturas “Como que por milagre” do português Domingos Loureiro e “Mather River” de Liu Yang, da China, que integram a Rota Territórios de Pedra, vão ser inauguradas pelas 18h30 deste sábado, 4 de junho, em Abiul, no concelho de Pombal.
No total são oito as esculturas contemporâneas que compõem a nova rota que liga os concelhos de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, valorizando a paisagem natural pela arte.
A inauguração da Rota de Escultura nos Territórios de Pedra começará às 15h00, com um programa que começa na Serra da Portela, no concelho de Ansião e termina em Abiul, depois de passar por Figueiró dos Vinhos. Contará com a presença dos Presidentes dos três Municípios, do escultor Fernando Freire e da Diretora Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, em representação do Ministro da Cultura.
A rota resulta de um concurso internacional lançado em 2021, em que foram selecionados oito artistas nacionais e estrangeiros que idealizaram e produziram obras originais para espaços específicos destes três concelhos do distrito de Leiria.
Em declarações à agência Lusa, Cristina Bernardino, vereadora do município de Ansião, disse que a iniciativa pretende valorizar os espaços públicos “do ponto de vista artístico, estético, identitário e cultural” e que “percorrer a Rota de Esculturas irá permitir ao visitante um olhar mais atento para a beleza destes territórios, deslumbrar-se com as paisagens naturais únicas, convidando, ao mesmo tempo, a apreciar a arte que agora lhes foi acrescentada”.