A cidade de Pombal acolhe esta sexta-feira, 13 de maio, o Seminário Internacional de Estudos Pombalinos, evento científico que decorrerá no Celeiro do Marquês a partir das 9h30.
Denominado “Pombal Reformador: um mito global das Luzes”, o seminário insere-se no projeto “Maio: Mês do Marquês”, desenvolvido para assinalar a data do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo, a 13 de maio de 1699, e os 250 anos da Reforma da Universidade de Coimbra.
O seminário internacional de estudos pombalinos é organizado em parceria com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes e assume-se como um dos eventos científicos mais completos de reflexão académica sobre vários aspetos da vasta performance reformadora de Sebastião José de Carvalho e Melo.
Reúne um painel de oradores/investigadores nacionais e estrangeiros, em representação de universidades de Lisboa, Coimbra, Alicante (Espanha), Vechta (Alemanha) e Segipe (Brasil). Coordenado por José Eduardo Franco (Universidade Aberta, Centro de Estudos Globais) e Ricardo Pessa de Oliveira (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias.