O corredor Ribeirinho do Arunca foi inaugurado na manhã deste sábado, 7 de maio, no Parque Verde do Açude, com uma cerimónia em que participaram o Engenheiro João Paulo catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, e o Presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, entre outras entidades oficiais e população.
Com uma extensão de 4,1 quilómetros, maioritariamente de passadiços, a intervenção traduziu-se num investimento municipal na ordem dos 700 mil euros.
Foi construído para dar continuidade à infraestrutura pedonal e ciclável que já existia ao longo do rio Arunca, que fazia a ligação entre o centro da cidade e a zona do açude.
Na sua intervenção, Pedro Pimpão destacou a importância do corredor ribeirinho para a “qualidade de vida, felicidade e bem-estar de quem escolhe Pombal para viver e trabalhar” e realçou que com a ampliação do corredor ribeirinho serão mais as pessoas que passam a poder usufruir do rio e da natureza envolvente. Aludindo à estratégia autárquica, que passa por “continuar a devolver o rio Arunca à população”, o autarca adiantou que o objetivo é prolongar o corredor ribeirinho até à nascente do Arunca, em Albergaria dos Doze, e para a zona norte, até Almagreira.
Também João Paulo Catarino se referiu à importância daquela infraestrutura por proporcionar a fruição do rio Arunca à população em geral, mas também por melhorar a acessibilidade dos agricultores às suas propriedades e pelo interesse de que se reveste para o turismo, principalmente para “o turista que valoriza a natureza, a paisagem, a biodiversidade e os rios”.
A inauguração foi antecedida por uma caminhada pelo corredor ribeirinho, aberta a toda a população.