Luís Marques irá presidir à comissão organizadora das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974. Uma comissão que para o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, será “intergeracional e representativa do nosso vasto território e das várias tendências ideológicas” e irá organizar as comemorações “com o devido destaque e dignidade, envolvendo a sociedade civil”.
Em comunicado, o autarca considera que “a escolha de Luís Marques é a simbiose perfeita entre a liberdade de imprensa e a liberdade política, verdadeiros alicerces de abril, assumindo-se também o reconhecimento do amor às suas origens, que a nossa comunidade deve valorizar, porque o desenvolvimento e o futuro do nosso concelho precisam do envolvimento de todos os que querem promover Pombal pela positiva”.
Luís da Silva Marques é natural da freguesia de Abiul, dedicou a sua vida à Comunicação Social e é Mestre em Gestão no ISCTE – Instituto Superior Universitário. Foi jornalista do jornal Expresso, onde mantém uma coluna de opinião, além de ter sido administrador da RTP e diretor-geral e administrador da SIC, estações de televisão em que também foi responsável pelos conteúdos.
As comemorações oficiais dos 50 anos 25 de Abril, que se assinalam em 2024, começam no dia 23 de março, véspera do dia em que Portugal terá vivido mais tempo (17500 dias, ou seja 48 anos) em democracia do que em ditadura.