Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, passa a integrar o Comité das Regiões Europeu, foi anunciado na última sexta-feira, 29 de abril.
Foi em comunicado que o Comité das Regiões da União Europeia fez saber que “acolheu sete novos membros portugueses, que tiveram oportunidade de participar na sua primeira sessão plenária”: os presidentes das câmaras municipais de Faro (Rogério Bacalhau), Leiria (Gonçalo Lopes), Lousã (Luís Antunes), Pombal (Pedro Pimpão), Valongo (José Manuel Ribeiro), Vendas Novas (Luís Dias) e o Secretário Regional das Finanças do Governo Regional da Madeira, Rogério Gouveia.
Citado no documento, o primeiro vice-presidente do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro, destaca que “a União Europeia encontra-se numa encruzilhada, na qual a voz das autoridades locais e regionais é mais necessária do que nunca”, que “não há futuro para a União Europeia sem poder local e regional forte” e que “as autoridades locais e regionais portuguesas podem desempenhar um papel chave no reforço do projeto europeu”, o que o leva a aguardar “com entusiasmo o futuro trabalho em conjunto”.
A delegação portuguesa no Comité das Regiões Europeu passa assim a ser composta por 12 membros efetivos e 12 membros suplentes.
O Comité das Regiões é a Assembleia dos Municípios e das Regiões da União Europeia, composta por representantes regionais e locais dos 27 Estados-membros.
Criado em 1994, após o Tratado de Maastricht, tem a missão de representar as regiões e os municípios europeus em toda a União Europeia e visa levar uma perspetiva regional e municipal à política europeia.