O Parlamento dos Jovens Pombal, dinamizado pelos pelouros do Futuro e Novas Gerações e da Educação com a colaboração do Conselho Municipal da Juventude, reuniu no passado dia 22 de abril para apresentação e votação de propostas.
As duas propostas mais votadas foram apresentadas pela equipa da Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal (ETAP) e visam o alargamento dos horários dos transportes públicos, nomeadamente da rede Pombus e Transdev, e o reforço da segurança pública na cidade.
A iniciativa contou com a participação de seis equipas compostas por alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e profissional do concelho de Pombal. A mesa do plenário foi presidida pela deputada Sofia Matos, representante do grupo de trabalho Parlamento dos Jovens da Assembleia da República.
“Foi uma tarde muito produtiva, com uma postura construtiva de todos estes jovens que tiveram oportunidade de partilharem as suas ideias, argumentarem as suas posições e votarem nas medidas que consideram mais relevantes para o futuro do nosso concelho”, considerou o presidente da Câmara Municipal de Pombal num comunicado emitido à margem da reunião.
Adiantando que saiu daquele parlamento “orgulhoso pela forma elevada, positiva e empenhada com que estes jovens participaram nesta sessão e deram uma grande lição de democracia e elevação que deve servir de exemplo a todos os eleitos que exercem funções de responsabilidade nos vários órgãos”, Pedro Pimpão considerou que “assim se vai construindo uma comunidade onde as novas gerações têm um papel relevante e decisivo na construção do nosso futuro coletivo” e comprometeu-se a garantir o enquadramento de todas as propostas apresentadas por parte da Câmara Municipal, para que possam ser concretizadas de acordo com as prioridades e os recursos disponíveis.